Uma conversa sobre cidadania. Assim foi a tarde dos alunos da Escola Municipalizada Tosana, que receberam a juíza Angelina de Siqueira Costa, que levou o projeto “A Justiça Federal vai ao Cidadão" para o distrito de Tamoios, em Cabo Frio. A palestra contou com a presença do prefeito Alair Francisco Corrêa e do empresário Osaná Almeida e teve o apoio da Associação de Mineradores da Região dos Lagos (Mineralagos), que distribuiu kit escolar, com caneta, pasta e lápis de cor para os estudantes.
Durante o bate-papo, a juíza apresentou a Constituição brasileira, falou do papel do cidadão na sociedade, direitos e deveres, explicou a função dos Três Poderes e comentou sobre a importância da educação na formação profissional. Animados com a visita, os 85 alunos do terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental puderam tirar dúvidas sobre a atuação da Justiça Federal e o trabalho da magistrada.
- É muito gratificante poder conversar com as crianças e despertar nelas o interesse pelos estudos. Através dos alunos conseguimos levar para toda a família informações sobre o papel da Justiça Federal e como ela pode contribuir na sociedade – comentou a magistrada, lembrando que os Juizados Federais são responsáveis por julgar ações contra a União, suas autarquias, empresas públicas e fundações, como o INSS e Caixa Econômica Federal.
Única escola das 92 da rede municipal a contar com educação em tempo integral, os alunos da Tosana têm aula de Ética e Cidadania como atividade complementar, e a visita da magistrada serviu para reforçar o que é ensinado nas salas.
- Conhecer a história da juíza contribui para que os alunos estabeleçam metas e tenham melhores perspectivas da vida. Esse contato desmistifica a profissão e ainda abre um leque de opções para o futuro desses jovens - comentou Andrea Gomes que, ao lado de Andrea Viana, dirige a Escola Tosana.
Ao final da palestra, a juíza foi presenteada com mudas de pé de maracujá, do horto da Escola Municipalizada Tosana, que é a única das 92 unidades da rede municipal de Cabo Frio a contar com ensino em tempo integral. A unidade é a primeira no município a receber o projeto da Justiça Federal, que está convidando as escolas dos sete municípios sob a responsabilidade da Justiça Federal em São Pedro da Aldeia através das secretarias municipais de educação.
Com 20 anos atuando como servidora na Justiça Federal, Angelina de Siqueira Costa soma 13 anos como magistrada e está à frente da Segunda Vara Federal de São Pedro desde abril do ano passado.
A Justiça Federal em São Pedro da Aldeia fica na Rua 17 de Dezembro, 4A, Vila de São Pedro, próximo ao Teatro Municipal Átila Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário