sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Prefeitura de Cabo Frio contempla mais uma moradora com casa popular

Secretária de Assistência Social, Carolina Trindade Corrêa, entregou as chaves na manhã desta quinta-feira (15/1)

Mais uma moradora de Cabo Frio foi contemplada pela Prefeitura com uma casa popular. Dona Maria Gonçalves, que reside no bairro Jardim Peró, recebeu da secretária Municipal de Assistência Social, Carolina Trindade Corrêa, as chaves da nova casa. A equipe da Secretaria Municipal de Obras também estava presente e acompanhou o momento de muita alegria. Para a secretária Carolina Corrêa, é sempre muito gratificante ver a felicidade de um morador ao receber uma casa.

– Estou novamente presenciando um momento de muita emoção. A alegria da Dona Maria é a nossa alegria. Essa é a marca do governo Alair Corrêa: devolver a dignidade às pessoas com uma moradia decente e digna. Que felicidade ver tudo isso de perto – afirmou a secretária, emocionada.

A casa é de laje, possui dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O imóvel foi entregue com a obra totalmente concluída, com pintura pronta, piso em toda casa, janelas de blindex, além de banheiro completo com as louças e cozinha com pia inox. A casa conta também com uma cisterna e uma varanda.

A construção de uma casa popular é solicitada pela Secretaria de Assistência Social à Secretaria de Obras, através de um relatório social que é preparado por um assistente social que acompanha as famílias de cada bairro da cidade. A partir de então, são feitas as análises de cada caso, até que a casa comece a ser construída.

Segundo dona Maria Gonçalves, a mudança para a nova casa começará hoje mesmo, onde, segundo ela, irá morar com os filhos e netos. Ela agradeceu muito ao prefeito Alair Corrêa e à secretária Carolina Trindade Corrêa pelo presente que recebeu.

– Que emoção eu estou sentindo. Estou muito feliz e não tenho palavras para agradecer ao prefeito Alair Corrêa. Como é bom entrar nessacasa bonita e poder dizer que ela é minha. Foi o melhor presente que eu ganhei em toda minha vida – comemorou a moradora.



Hospital da Mulher se consolida como maternidade referência na Região dos Lagos

Em 2014 foram realizados 2.775 nascimentos na unidade de saúde, entre partos normais e cesarianas

O cuidado continuado à mulher e ao recém-nascido tem ajudado a reforçar a confiança da população em relação ao atendimento no Hospital Municipal da Mulher,em Cabo Frio. Prova disso é o aumento no número de atendimentos na unidade de saúde desde que o prefeito Alair Corrêa assumiu o governo em 2012. Em 2013 o número de atendimentos na unidade de saúde chegou a ser 50% maior do que o registrado no ano anterior, e em 2014, o número de atendimentos foi ainda maior. Segundo a direção do Hospital da Mulher o número de cirurgias ginecológicas saltou de 600 em 2013 para 2.516 em 2014, um aumento de quase 25%. No ano passado foram registrados ainda 2.775 nascimentos, entre partos normais e cesarianas, e mais de 20 mil atendimentos de emergência à pacientes de todas as cidades da Região dos Lagos.

– Por mês, chegamos a realizar em média 230 partos, 1,5 mil atendimentos de emergência ginecológica, obstétrica e neonatal, além de 200 cirurgias ginecológicas. Cerca de 40% desses atendimentos são de pacientes de outros municípios da Região dos Lagos, como São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo – relata a médica Rosalice Almeida, diretora da unidade.

A instituição conta com consultórios para atendimento obstétrico, ginecológico, neonatal e pequenos procedimentos, leitos para cirurgias ginecológicas, salas equipadas para cirurgias de vários níveis, e unidade neonatal montada para o atendimento aos bebês de risco.

O hospital, que no primeiro ano de funcionamento chegou a receber o Título de "Amigo da Criança", concedido pelo UNICEF, pela OMS e pelo Ministério da Saúde pelos serviços desenvolvidos em prol do aleitamento materno, foi inaugurado em novembro de 2002 durante gestão do prefeito Alair Corrêa e logo se transformou em unidade de referência na Região dos Lagos. 

Assim que o bebê nasce, entre as principais preocupações da equipe médica, estão os testes que podem garantir à criança uma vida saudável. Segundo a Drª. Rosalice Almeida, os bebês são submetidos a uma bateria de exames com o intuito de identificar quaisquer anormalidades e prevenir uma série de doenças. Na sala de parto também recebem a vacina contra Hepatite B, e no alojamento, a BCG. Depois da alta, são encaminhados ao Centro de Saúde Oswaldo Cruz para a realização do teste do pezinho, um dos exames mais importantes na hora de detectar irregularidades na saúde da criança.


O Hospital da Mulher também conta com uma unidade neonatal totalmente equipada, com médico de CTI, utilizada para pacientes graves, com problemas de saúde e infecções, até a sua transferência para uma UTI. Alguns serviços, como a revisão do bebê e o pré-natal de adolescentes de alto-risco também são feitos em parceria com o Centro de Saúde Oswaldo Cruz.




quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Drogaria Medicofarma

A Drogaria Medicofarma traz pra você cliente , medicamentos a preços populares com ate 80% de desconto. E você aposentado , pensionista e idoso a partir de 60 anos tem desconto diferenciado venha e comprove!
DROGARIA MEDICOFARMA a sua saúde e nosso maior compromisso.
Jardim Esperança Av. ÉZIO CARDOSO DA FONSECA Nº 05











Prefeito Alair Corrêa anuncia construção de seis escolas modelos

Prédios modernos terão capacidade para 800 alunos e salas especiais para múltiplas atividades

Dentro do projeto de revitalização da cidade, o prefeito Alair Corrêa anunciou a construção de seis escolas modelos para os alunos da rede municipal de ensino. Os prédios terão investimento de R$ 5 milhões e vão oferecer aos alunos uma estrutura de ponta. Os novos prédios terão capacidade para 800 alunos divididos em dois turnos.

A estrutura inclui biblioteca, anfiteatro, auditório, sala multifuncional, sala de informática, quadra esportiva, refeitório e bicicletário. Três escolas já estão com as obras em ritmo acelerado e os outros três prédios estão com cronograma de obra previsto para o primeiro semestre de 2015.

No final de 2014, o prefeito Alair Corrêa entregou novas obras e espaços públicos reformados para a população, estimulando a economia. Entre as obras entregues, estão o Shopping da Rua dos Biquínis, o Boulevard Canal, a nova orla iluminada de Tamoios e a reforma do trecho em frente ao Malibu.

– Estamos investindo muito em novas obras e também na recuperação e manutenção de muitos pontos turísticos que ficaram abandonados durante os últimos anos. Cuidamos do cartão postal, mas também da estrutura, como escolas para a nossa população – disse o prefeito.

UVA realiza primeiro vestibular de 2015

Prova será aplicada neste domingo, 11, em Cabo Frio

A Universidade Veiga de Almeida (UVA) realiza o primeiro vestibular de 2015. Neste sábado, dia 10, a prova ocorrerá em todos os campi da Capital e no domingo (11), no campus Cabo Frio. Mantendo a tradição, o candidato não precisa pagar taxa de inscrição em espécie, mas deve contribuir com duas latas de leite em pó ou um quilo de alimento não perecível ou um pacote de fraldas geriátricas para serem doados a instituições sem fins lucrativos. As inscrições podem ser feitas no site www.uva.br.

A prova, formada por uma redação e 20 questões de múltipla escolha, inicia as 9h e o candidato tem até três horas para concluir o exame. Para fazer a prova, é necessário que o candidato apresente um documento oficial com foto. O preenchimento das questões e a redação devem ser feitos com caneta esferográfica preta (preferencialmente) ou azul.

A UVA oferece mais de 40 opções de cursos de graduação e graduação tecnológica, além de dez formações na modalidade de ensino a distância (EaD). A novidade para o próximo ano é a abertura do curso de Arquitetura, no campus Tijuca. A UVA continua o processo de expansão em 2015, agora com a fusão entre a mantenedora Whitney Brasil e a Anima Educação.

Excelência

O IGC (Índice Geral de Cursos), determinado pelo Ministério da Educação, pelo terceiro ano consecutivo coloca a UVA entre o seleto grupo das universidades particulares que tem conceito 4. Apenas nove universidades alcançaram a faixa máxima, com conceito 5, todas públicas. A Universidade ocupa a sétima posição no ranking das universidades particulares no Brasil e é a segunda melhor do estado do Rio de Janeiro.

Dos cursos avaliados em 2013 no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), o curso de Enfermagem, no campus Tijuca, tirou nota máxima, 5, e Cabo Frio, 4, sendo os dois melhores do estado do Rio de Janeiro, entre públicas e privadas. O curso de Educação Física (bacharelado) também é o melhor do estado, entre instituições públicas e privadas, com conceito 4. Também conquistaram conceito 4 os cursos de Fisioterapia (Rio de Janeiro e Cabo Frio), Serviço Social (Cabo Frio) e Gestão Ambiental, ocupando o topo do ranking.


terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Momento saúde - Transtorno Afetivo Bipolar

O QUE É?
O Transtorno Afetivo Bipolar leva este nome por causa da alternância de dois estados emocionais básicos: a alegria e a tristeza. Assim como acontece nas doenças físicas, que muitas vezes representam excesso ou falta de algum elemento normalmente presente no corpo, muitas doenças da mente também representam alterações para mais ou para menos de aspectos emocionais comuns. O equivalente doentio da alegria recebe o nome de mania e o da tristeza, depressão. Estes equivalentes doentios dos aspectos emocionais constituem o que se denomina polos. Como são dois, entende-se o termo bipolar. O estado de bipolaridade é característico do chamado transtorno afetivo bipolar.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DESTA DOENÇA?
O transtorno bipolar é caracterizado pela alternância de fases de tristeza e alegria doentias, conhecidas respectivamente como depressão e mania, de onde vem o antigo nome de Psicose Maníaco Depressiva. Diferente do que ocorre nas situações normais, estas alternâncias não acontecem em resposta a estímulos externos que explicariam os estados emocionais. Em alguns casos, essas alternâncias podem ocorrer no mesmo dia ou na mesma hora. Mas estes são casos excepcionais, não é o mais comum. Por este motivo, o diagnóstico destes casos nem sempre é fácil.

QUAIS AS POSSÍVEIS CONSEQUÊNCIAS?
As consequências decorrem em grande parte da inconstância emocional. Mesmo quando o quadro clínico não é dos mais graves, torna-se difícil para a pessoa ter segurança de que, dentro de alguns meses, por exemplo, estará bem para cumprir um compromisso assumido. Uma situação não rara relacionada à perda da crítica ou capacidade de julgamento é uma tendência aos gastos exagerados (que podem levar o patrimônio de uma família ou empresa à ruína). Outro aspecto que pode dificultar o relacionamento com uma pessoa no estado positivo ou de euforia é a tendência da pessoa apresentar sentimentos de grandiosidade e a incapacidade de aceitar limites. No polo oposto, da depressão, a tendência é a visão negativa do rotineiro, a auto recriminação, a autoestima rebaixada, levando até mesmo a ideias de auto eliminação (suicídio). Um aspecto positivo é que, se tratado adequadamente, o paciente pode, na maioria dos casos, retornar a uma vida normal.

EXIGE E EXISTE TRATAMENTO? COMO É?
Hoje há uma série de tratamentos farmacológicos eficientes no tratamento da doença bipolar. O primeiro objetivo desta terapêutica é impedir a alternância de fases, ambas comprometedoras, e o retorno à vida familiar e profissional no mais breve período de tempo possível, evitando a desconexão do paciente com sua realidade. Além da eliminação dos altos e baixos do quadro clínico, é importante cuidar dos possíveis danos que podem ter sido causados à autoimagem do paciente. Estes danos só podem ser desfeitos através de um trabalho psicoterápico. Por este motivo, em muitos casos o tratamento inclui o uso de medicações e também intervenções psicológicas.

É NECESSÁRIA A INTERNAÇÃO? QUANDO?
Nas situações mais acentuadas e graves, tanto no quadro da depressão como no da mania, não é raro a necessidade de afastar o paciente de seu meio, como forma de evitar prejuízos à sua autoimagem ou mesmo evitar que o paciente causa danos a si mesmo ou a outros. Nestas situações, quando é necessário proteger o paciente de si mesmo ou de outros, se torna necessária a internação.

QUE MEDICAMENTOS SÃO USADOS? ELES VICIAM?
Os medicamentos psicotrópicos utilizados em Psiquiatria no tratamento dos transtornos bipolares compreendem várias categorias que genericamente recebem o nome de “estabilizadores do humor”. O mais utilizado entre essas medicações é o sal de lítio, que nos últimos anos tem sido especialmente estudado, com várias descobertas de grande importância para o tratamento do transtorno bipolar. Nenhuma das medicações utilizadas se caracteriza por determinar dependência. No entanto, é preciso diferenciar o “ter necessidade” do “estar dependente”. É importante que todo tratamento medicamentoso seja feito da maneira certa, sempre sob supervisão médica.

Prefeitura promove cerimônia de encerramento do treinamento básico de natação de salvamento

Curso capacitou contratados temporários para auxiliarem equipes da Guarda Marítima durante a alta temporada

Nesta quarta-feira (7/1), a Prefeitura de Cabo Frio promove o encerramento do curso de Treinamento Básico de Natação de Salvamento realizados pelos contratados temporários que atuarão nas praias da cidade durante o verão de 2015.

O treinamento tem como objetivo permitir que a Guarda Marítima possa oferecer maior segurança aos moradores e visitantes de Cabo Frio na realização das suas atividades de patrulhamento marítimo das praias. São exercícios práticos na piscina, realizados na água em condições controladas.

Segundo o superintendente da Guarda Marítima de Cabo Frio, Sérgio Guedes, o treinamento intensivo está sendo realizado pela primeira vez com o objetivo de preparar o pessoal temporário para atuar nas praias.

- O treinamento é intensivo. Foi necessário iniciá-lo ainda no dia 1º de janeiro, logo pela manhã, pois o conteúdo do curso prevê uma carga horária de 40 horas/aula – afirma o superintendente.

Aberta ao público, a cerimônia está prevista para as 16h, no auditório da prefeitura, com as presenças do secretário municipal de Ordem Pública, Renato Vianna; e do superintendente da Guarda Marítima, Sérgio Guedes.


Prefeitura atende mais de 300 crianças perdidas nas praias de Cabo Frio

Atuação conjunta da Secretaria da Criança e do Adolescente e dos Bombeiros segue até o final do verão na Praia do Forte

A Prefeitura de Cabo Frio está realizando um trabalho de monitoramento de crianças perdidas na Praia do Forte durante todo o verão. O trabalho é desenvolvido em uma parceria da Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente (SECCA) com o 18º Grupamento de Bombeiro Militar. As equipes atendem crianças perdidas, orientam os responsáveis e dão assessoria á proteção de crianças e jovens. 

No período de festas de fim de ano, quando o município recebeu grande número de visitantes, o Corpo de Bombeiros registrou mais de 300 crianças perdidas. Segundo os guarda vidas em serviço nos postos da Praia do Forte, a atuação da SECCA neste período é de extrema importância, já que se o Corpo de Bombeiros tiver que se responsabilizar por situações como essa, nos pontos de maior movimento, os salvamentos no mar podem ser prejudicados. 

O trabalho das equipes da Secretaria da Criança e do Adolescente continua no período da alta temporada, com equipes atuando durante todo o dia. O contato com a SECCA pode ser feito pelo número (22) 2647-3123.

Prefeitura promove ordenamento no estacionamento da Praia das Conchas

A ação será realizada nesta sexta-feira, num trabalho conjunto da secretaria de Meio Ambiente, Superintendência de Postura, Coordenadoria de Estacionamento, COMSERCAF, INEA e Polícia Militar

Por determinação do prefeito Alair Correa, representantes da secretaria do Meio Ambiente, da Superintendência de Postura, da secretaria de Ordem Pública, da Coordenadoria de Estacionamento, do INEA e da Upam, estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (5/1) na sede do 25º Batalhão da Policia Militar com o tenente-coronel Ruy França, comandante do 25º BPM, para desenvolver uma ação efetiva em conjunto para coibir os flanelinhas e ordenar o estacionamento na Praia das Conchas.

A Praia das Conchas faz parte do Parque Estadual da Costa do Sol. A Prefeitura de Cabo Frio participa de uma cogestão voluntária, tendo uma cessão de comodato de uso e exploração de uma área particular autorizada pelo INEA. Na reunião, foi explicado que a exploração desta área por particulares, sem autorização da Prefeitura, é irregular.

A ação que começa nesta sexta-feira (9/1) servirá para ordenar o estacionamento no local, colocando placas indicativas, sinalização e cancelas, montando toda uma estrutura para coibir a desordem. As cancelas servirão para que os visitantes sejam orientados pelos guardas municipais. Quem estacionar em local proibido fica sujeito a ter seu veículo rebocado. A COMSERCAF cedeu um quadriciclo para a operação e o INEA disponibilizou uma equipe permanente no local, das 7h às 19h.

O estacionamento tem capacidade para mais de 500 carros e, por conta disso, foi detectado que grupos de flanelinhas estavam brigando para tomar conta do estacionamento lucrativo. Os flanelinhas cobram mais de R$ 20 por carro, dependendo do dia. Ficou determinado que a prefeitura vai cobrar R$ 3 para os carros com placa de Cabo Frio e R$ 10 para os carros oriundos de outras cidades e estados.

O secretário de Meio Ambiente, Jailton Dias Nogueira Junior, disse que o objetivo é um só: ordenar o estacionamento na Praia das Conchas, que é um local de preservação ambiental.

– A Prefeitura vai ordenar a Praia das Conchas com várias secretarias envolvidas; vamos participar do ordenamento do estacionamento, da visitação adequada, da harmonia do local, vamos parar com o distúrbio que ninguém gosta, a sociedade está pedindo. Ali é um parque do Estado, a Prefeitura mais uma vez com sua responsabilidade, vem agregando valores nessa operação que deveria ser do Estado – disse Jailton.

Segundo o coronel Ruy França, a reunião foi muito importante, pois todos os órgãos se fizeram representados.

- Essa reunião sinaliza a intenção de todos os órgãos em representar uma solução definitiva para o problema da Praia das Conchas. Deliberamos uma ação em conjunto para sexta-feira (9/1). A partir dessa ação, vamos ter o controle efetivo no que tange o funcionamento de todos os serviços na Praia das Conchas. Esperamos ter sucesso na nossa operação. Vamos torcer para que o interesse da sociedade seja atendido naquele local – disse o comandante.


Prefeitura faz um balanço positivo do trabalho da Saúde durante o réveillon

Foram registrados quase três mil atendimentos durante quatro dias de festa na estrutura montada na Praia do Forte

A estrutura de saúde montada próximo à Praia do Forte pela Prefeitura de Cabo Frio, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, foi um dos destaques da festa de réveillon do município. Com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros, ambulâncias e equipe de apoio, do dia 29 de dezembro até o dia 1º de janeiro, foram registrados 2.933 atendimentos na tenda e no caminhão instalados no local. Só na noite do Réveillon foram feitos 1.693 atendimentos.

- Os principais atendimentos foram relacionados com bebida alcoólica e cortes superficiais. Graças à Deus não tivemos casos de facadas ou tiros. Foi uma festa muito tranquila – disse a enfermeira Izilda Amaro, uma das coordenadoras do trabalho.

Para o atendimento móvel foram disponibilizados 20 técnicos de enfermagem, dois enfermeiros, oito médicos, oito maqueiros, três funcionários de apoio e cinco ambulâncias, sendo duas equipadas com UTI. O sucesso do resultado do trabalho realizado na Praia do Forte foi comprovado no movimento na UPA do Parque Burle, que apesar de intenso, foi menor do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Segundo a diretora da unidade de Saúde, Alexandra Codeço, entre os dias 30 de dezembro e 1º de janeiro, foram realizados 2.253 atendimentos, sendo 677 no dia 31, contra os 1.100 computados no Réveillon passado. O maior movimento na UPA do Parque Burle foi registrado no dia 1 de janeiro quando foram atendidas 840 pessoas.

- Foi um sucesso o trabalho. Graças ao empenho de toda a equipe conseguimos realizar um excelente trabalho. E o atendimento na Praia do Forte foi um reforço muito positivo. Só para se ter uma ideia, em relação ao movimento do ano passado, caiu pela metade o número de suturas realizadas na UPA – disse Alexandra Codeço.

Em Tamoios, a festa de réveillon também teve reforço nas equipes médicas, e só no dia 31 de dezembro, foram registrados 1.084 atendimentos na UPA. Entre as especialidades mais solicitadas: ortopedia, pediatria e clínica médica. A superintendente de Saúde de Tamoios, Rosane Tito, também fez um balanço positivo do trabalho realizado este ano.

- Foram muitos atendimentos e um movimento intenso, mas graças ao trabalho da equipe, e ao apoio do Secretário de Saúde e do prefeito Alair Corrêa, podemos dizer que o resultado foi positivo – falou Rosane.

Segundo o secretário de Saúde de Cabo Frio, Dr. Carlos Ernesto Dornellas a estrutura de saúde foi organizada visando o aumento do fluxo de visitantes e reforço no pronto atendimento com a implantação de equipes extras com médicos, enfermeiros e socorristas foi fundamental para o sucesso do trabalho.

- O maior problema ainda hoje é o excesso de bebidas entre os jovens, mas tudo ocorreu dentro da normalidade. É gratificante ver o resultado deste trabalho. Agora é trabalhar pensando no movimento durante o Carnaval – disse o médico Carlos Ernesto Dornellas.


segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Reunião CFCs de CABO FRIO

Divisão de Aprendizagem

Prezado(a) Diretor(a),

Convocamos os Diretores dos CFCs que correm exame de direção veicular na área de Cabo Frio à comparecerem no dia 08/01/2014 (5ª feira), às 15 horas, para reunião que haverá com os representantes da Divisão de Aprendizagem, deste Detran/RJ. Informamos que esta reunião visa tratar de assuntos do interesse de todos, por isso, é indispensável a presença de um representante de cada CFC desta região. 

Local: Auditório da Prefeitura Municipal de Cabo Frio

Endereço: Praça Tiradentes, S/N – Cabo Frio - RJ

Shows do “Réveillon Quatrocentão” movimentam a cidade no final de semana

Bandas locais encerraram neste domingo a programação de shows. Um dos destaques foi a gravação do DVD do grupo Nada Igual

Terminou neste domingo (4/1) a programação de shows do “Réveillon Quatrocentão” em Cabo Frio. Foram nove dias de apresentações com artistas locais e nomes consagrados do cenário musical do país.

Depois de quatro dias de shows com grandes nomes do país – Cesar Menotti e Fabiano, Raça Negra, Araketu e Sambô – o final de semana foi reservado para bandas locais. Na sexta (2/1), a noite foi de pagode no palco da Praia do Forte com os grupos IBS7 e Sambatrô. Em Tamoios, Gutierrez se apresentou com sua banda.

No sábado (3/1), os grupos Batuquiando e New Kids on the Bloco abriram os trabalhos na Praia do Forte. O show principal ficou por conta do grupo Nada Igual, que comemorou os cinco anos de carreira com a gravação de seu primeiro DVD. O show contagiou o bom público presente na orla da praia do Forte. Em Tamoios, a apresentação foi com Marron Black.

O último dia de apresentações do “Réveillon Quatrocentão” foi no domingo (4/1), com mais três shows na Praia do Forte e um no Espaço de Eventos em Tamoios. Philippe Secco e banda; Marrom Black e a dupla Allan e Alex desfilaram um repertório que foi do pop rock ao axé, passando pelo pagode e pelo sertanejo universitário. Em Tamoios, foi a vez do grupo Armasamba levar ao palco o melhor do samba e do partido alto.

Primeira fase da pré-matrícula online na rede municipal de ensino termina nesta terça-feira

Etapa é exclusiva para candidatos com deficiência, reservando vagas para este público. A segunda fase começa no próximo dia 15

A Prefeitura de Cabo Frio informa que nesta terça-feira (7/1), termina a primeira fase da pré-matrícula online na rede municipal de ensino. Esta etapa de pré-matrículas novas na internet é exclusivamente para candidatos com deficiência – uma grande conquista que garante a reserva das vagas para esse público. Antes, todos precisavam participar do processo seletivo no mesmo período.

As pré-matrículas novas na internet serão realizadas em três fases, sendo que a segunda será para os candidatos em geral e a terceira para os dois públicos. O procedimento online é o mais eficaz e ainda garante a transparência no preenchimento das vagas disponíveis. Vale destacar ainda que as escolas municipais Arlete Rosa Castanho e Professor Renato Azevedo seguem procedimentos diferentes por exigirem triagem específica dos alunos. Assim, exclusivamente nessas unidades, as matrículas serão realizadas na própria escola, a partir do dia 12 de fevereiro de 2015.

Para realizar a pré-matrícula online, basta seguir os passos no portal da Prefeitura www.cabofrio.rj.gov.br, por meio do link “Pré-matrícula Online” e não se esquecer de imprimir o protocolo de pré-matrícula para comprovação no ato da matrícula na escola escolhida.

A segunda fase de pré-matrículas novas na internet, aberta para todos os candidatos, começa no dia 15 de janeiro.

Ainda assim, é fundamental ler atentamente a Resolução/SEME Nº05, de 5 de dezembro de 2014, que também estará disponível no portal da Prefeitura. Até o dia 5 de fevereiro, o link para os procedimentos online estarão disponíveis no portal oficial da Prefeitura. Confira o cronograma geral com as orientações necessárias:


Matrículas novas

Datas e Procedimentos

29/12/2014 das 9h até 6/1/2015 às 23h59min – 1ª fase de pré-matrículas novas na internet: candidatos com deficiência.


8 a 12/1/2015 das 8h às 14h – Efetivação dos requerimentos das matrículas dos candidatos inseridos na 1ª fase, nas unidades escolares (alunos com deficiência).


15/1 das 9h até 24/1/2015 às 23h59min – 2ª fase de pré-matrículas novas na internet: candidatos em geral.


27 a 30/1/2015 das 8h às 14h – Efetivação dos requerimentos das matrículas dos candidatos inseridos na 2ª fase, nas unidades escolares (alunos em geral).


4/2 às 9h até 5/2/2015 às 23h59min – 3ª fase da pré-matrícula na internet para candidatos com e sem deficiência.


9 a 11/2/2015 das 8h às 17h – Efetivação dos requerimentos das matrículas dos candidatos inseridos na 3ª fase, nas unidades escolares.

A partir de 12/2/2015 – Disponibilização das vagas remanescentes nas unidades escolares.

Documentação necessária para efetivar a matrícula nas escolas:

O requerimento deverá ser assinado pelo responsável do aluno ou pelo próprio, se maior de idade, acompanhado dos seguintes documentos: duas fotografias tamanho 3x4; fotocópia da certidão de nascimento ou casamento; fotocópia do título de eleitor, se maior de 18 anos; fotocópia da carteira de identidade, se maior de 18 anos; fotocópia de certificado de reservista, se maior de 18 anos e até 45 anos, se do sexo masculino; histórico escolar ou protocolo de transferência para alunos do Ensino Fundamental Regular e Educação de Jovens e Adultos – EJA e Ensino Médio Regular e EJA; atestado de escolaridade emitido pela unidade de origem de Educação Infantil; fotocópia da carteira de vacinação atualizada (para alunos da Educação Infantil); fotocópia do comprovante de residência; fotocópia do comprovante do tipo sanguíneo e do fator Rhesus – RH; fotocópia do comprovante da deficiência (laudo), quando for o caso.


Informamos que para a efetivação do requerimento de matrícula o responsável deverá apresentar documento de identidade com foto.

O aluno, se maior, ou seu responsável deverá tomar ciência do prazo de seis meses a contar da data do procedimento de matrícula para entregar o comprovante do tipo sanguíneo e do fator Rhesus – RH, conforme obrigatoriedade disposta na Lei Estadual Nº 6.683 de 15 de janeiro de 2014, caso não o apresente no ato da matrícula.

Prefeitura informa prazos para pagamento do IPTU 2015

Secretaria de Fazenda já está à disposição para tirar as dúvidas da população sobre o imposto. Quem efetuar o pagamento em cota única tem desconto de 10%. A novidade é que, este ano, o imposto poderá ser parcelado em 11 vezes

A Prefeitura de Cabo Frio informa que o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o ano de 2015 já está à disposição da população. Segundo informações da Secretaria Municipal de Fazenda em 2014, Cabo Frio conta com 130.556 imóveis, sendo 89.873 sujeitos à cobrança de IPTU. Em relação aos valores, houve um reajuste de 6,43% sobre os cobrados em 2014. O aumento foi baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-E).

Para quem ainda não recebeu o carnê, o portal oficial da Prefeitura de Cabo Frio (www.cabofrio.rj.gov.br) coloca à disposição da população um link para a emissão da segunda via do boleto.

A Secretaria Municipal de Fazenda informa que houve algumas alterações na forma de pagamento do IPTU em relação ao ano passado. O pagamento em cota única só poderá ser feito até o dia 31 de janeiro – com um desconto de 10% no valor do imposto. Outra mudança é que o pagamento parcelado poderá ser feito em até 11 vezes, uma a mais que em 2014. Para quem optar pelo pagamento em parcelas, sem desconto, a primeira cota tem vencimento em 10 de fevereiro.


O pagamento do IPTU pode ser efetuado em qualquer agência da rede bancária até o vencimento. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas na Secretaria de Fazenda, à rua Major Belegard, 395, no Centro, pelo telefone (22) 2645-3000, ou pelo Portal Fazendário que faz parte do portal oficial da Prefeitura de Cabo Frio, no endereço:http://fazenda.cabofrio.rj.gov.br