quinta-feira, 5 de junho de 2014

Momento saúde - Dormir sem Calcinha - Liberte-se!

O órgão genital feminino precisa de ventilação, de tomar um ar de vez em quando.


E por mais que pareça engraçado, o assunto é coisa séria. Calcinhas, principalmente as de materiais sintéticos e com forros mais grossos, aquecem a região genital, o que acaba promovendo a proliferação de bactérias e fungos.

Essas bactérias são as responsáveis pro aqueles velhos inimigos das mulheres: as infecções e corrimentos, responsáveis por grande parte das visitas aos ginecologistas. Mais que essa ideia de ventilação, há também casos reais de mulheres que possuem alergia aos tecidos que se fabricam as calcinhas, na maioria das vezes. Para essa turma, livrar-se da calcinha, de vez em quando, também pode ser uma ótima pedida.

Não foi à toa que inventaram a saia. As mulheres parecem precisar mesmo de um tempo doselásticos, apertos e materiais de algodão e lycra. Falando nessas duas opções, vale lembra que o algodão ainda é o mais recomendado pelos especialistas na hora de fazer aquela compra de roupa íntima.

Um hábito saudável, indicado pelos ginecologistas é dormir 
sem calcinha.


               

Na higiene da casa, em um momento totalmente relax, vale a pena experimentar o hábito para ganhar pontos com a saúde depois. Pequenas noites “mais ventiladas” podem evitar algumas doenças sexuais, como a candidíase, por exemplo.

O ginecologista José Bento afirma que calcinha realmente faz mal à saúde. Segundo o médico, a calcinha, principalmente as de materiais sintéticos e com forros muito grossos, impedem a ventilação do local e aquecem a região, o que acaba promovendo a proliferação de bactérias e fungos no aparelho genital e, consequentemente, o surgimento de infecções e corrimentos. Há ainda mulheres que são alérgicas a determinados tecidos, o que prejudica ainda mais a saúde do aparelho sexual.

"A saia não foi criada à toa", diz o dr. José Bento. "As mulheres realmente precisam arejar a região genital". Para ele, um hábito saudável é dormir sem calcinha. "Não há vantagem nenhuma em usarcalcinha para dormir. Tudo é uma questão de costume".

Além de doenças sexuais, como a candidíase, o uso de determinados tipos de calcinhas podem provocar o aparecimento de varizes e celulite. Isso é o que afirma o ginecologista José Bento. Mas para que esses efeitos aparecerem, o elástico da região da virilha tem que estar muito apertado.

                  

Mas não faça como as famosas, que andam o dia todo por aí sem calcinha. 'A calcinha é uma proteção, sem ela aumentaria muito o risco da mulher contrair uma infecção no local', ressalta a ginecologista Carolina Carvalho. "Só recomendo ficar sem a peça para dormir. Outra atitude que pode ser tomada é trocá-la mais de uma vez por dia", completa.


Prefiram sempre usar saias, vestidos. Deixar a coleguinha de baixo bem ventilada evita odores e principalmente infecções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário