Não há restrição para recebimento da vacina. A campanha é de alcance nacional e a imunização contribui para a prevenção e controle das hepatites virais do tipo A
A partir da próxima terça-feira (19/8), a Prefeitura de Cabo Frio promove o início da campanha de vacinação contra a Hepatite A. A imunização passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Crianças de 12 meses até menores de dois anos (um ano, 11 meses e 29 dias) poderão ser vacinadas nas Unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). A meta é que 95% do público-alvo tomem a dose da vacina até o fim do ano.
A campanha é organizada localmente pelas secretarias municipais de Saúde. Segundo a coordenadora de Imunização de Cabo Frio, Patrícia Freitas, não há restrições para recebimento da vacina. A imunização contribui para a prevenção e controle das hepatites virais do tipo A.
- A principal forma de contágio da doença é a fecal-oral, por contato entre as pessoas infectadas ou por meio de água e alimentos contaminados, por isso, a vacinação é importante - disse Patrícia.
Com a vacinação contra a hepatite A, o Ministério da Saúde passa a oferecer, de graça, 14 vacinas de rotina no calendário. Ainda segundo o ministério, com a nova vacina, o Brasil passa a ofertar todas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O governo estima reduzir em 65% o número de casos de hepatite A e em 59% as mortes causadas pela doença.
Hepatite A
A hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado. De acordo com a OMS, a cada ano, ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos no mundo. Nos países com precárias condições sanitárias e socioeconômicas, a Hepatite A apresenta alta incidência.
De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é considerada comum no Brasil, que é considerado uma área de risco para a hepatite A. Foram 3,2 casos para cada 100 mil habitantes em 2013. De 1999 a 2012, foram 761 mortes.
De 1999 a 2013 foram registrados 151.436 casos de Hepatite A no Brasil. A maioria dos casos se concentra nas regiões Norte e Nordeste do país, que juntas representam 55,8% das confirmações do vírus. De 2% a 7% dos casos apresentam a forma grave da doença, que leva à hospitalização e à morte.
Outras campanhas
A Campanha Nacional Contra Pólio e Sarampo acontecerá em novembro. Crianças de seis meses até menores de cinco anos deverão ser imunizadas contra pólio. Crianças de um ano até menores de cinco anos deverão receber a vacina contra o sarampo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário