A cidade elegeu três delegados e dois suplentes na etapa que aconteceu em Araruama
A mobilização para a CONAE – Conferência Nacional de Educação 2014 – em Cabo Frio tem sido um sucesso. A cidade conta com três delegados eleitos durante a etapa Intermunicipal de Educação, que aconteceu em Araruama, para representação na etapa estadual. Dos três delegados, um é representante do segmento estudantil, outro é professor da Educação Básica e por último um é representante dos Conselhos Municipais. Além disso, Cabo Frio ainda elegeu outros dois suplentes.
De acordo com as recomendações previstas no Documento-Referência da CONAE 2014, Cabo Frio realizou grande divulgação de todas as etapas preparatórias para a Conferência e, assim, conseguiu atingir diversos segmentos da sociedade. Inclusive, o município foi o primeiro do Estado do Rio de Janeiro a lançar a CONAE na escola, com ampla adesão das escolas da rede municipal. Além dessa etapa, Cabo Frio realizou ainda a CONAE na SEME, que aconteceu dentro da Secretaria de Educação (SEME), fomentando o debate entre os departamentos e avaliando as políticas públicas previstas no Plano Municipal de Educação cabo-friense e ainda realizou o Fórum Municipal Preparatório, com a presença de representantes das escolas municipais, comunidade escolar, equipe técnico-pedagógica da SEME, entidades sindicais, Conselhos Municipais, entre outros.
A preocupação com o acesso de todos os segmentos da sociedade a esse importante evento foi tão grande que a Secretaria Municipal de Educação, além de divulgar a data de inscrição no site para a etapa intermunicipal e fazer apelo à população para ativa participação, ainda forneceu ônibus para transportar todos os participantes durante os dois dias do evento.
Durante a Conferência Intermunicipal de Educação, Cabo Frio foi responsável pela mediação do Grupo Temático II, que abordou o assunto “Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos”. Os alunos da Rede Municipal cabo-friense também participaram com duas apresentações emocionantes: a interpretação do Hino Nacional pelo aluno Natan Oliveira, da Escola Municipal Professora Márcia Francesconi Pereira, no violino, e a apresentação de hip-hop da galera do programa “Mais Educação” da Escola Municipal São Cristóvão, que rendeu muitos aplausos e convites para apresentações em outros municípios.
Para a secretária de Educação de Cabo Frio, professora Elenice Martins, os esforços da equipe da SEME para mobilizar a participação de todos durante as etapas da CONAE é a legitimação de um Governo comprometido com a democratização da Educação.
– O convite que fazemos à população para abraçar a Educação seria em vão se nós não nos comprometêssemos com esse propósito. Por isso, exigimos ampla divulgação e mobilização para os eventos. Queremos incitar a comunidade para participar da CONAE e assim contribuir para uma Educação de qualidade - sintetiza.
A subsecretária de Educação, professora Celma Rosa, ressalta a importância da CONAE.
– A conferência é a oportunidade para que todos participem do desenvolvimento da Educação Nacional. Um espaço democrático, aberto à sociedade, de construção da qualidade da Educação Pública. Por tanto, é fundamental a união dos diversos segmentos da sociedade para efetiva participação – ressalta.
O Fórum Estadual de Educação, no Rio de Janeiro, vai acontecer entre os dias 27 e 29 de setembro, Já a Conferência Nacional de Educação 2014, em Brasília, será de 17 a 21 de fevereiro de 2014. A Conferência Nacional é um espaço democrático, aberto pelo poder público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Convocada pela Portaria n.º 1.410, de 3 de dezembro de 2012, a CONAE/2014 apresentará um conjunto de propostas que irão contribuir para a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE).
Texto: Anneliese Lobo | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário