terça-feira, 20 de agosto de 2013

Dia do Folclore vai ser comemorado em Tamoios nesta quinta feira


           Superintendência de Cultura do distrito promove exibições folclóricas e de cinema

   Para comemorar o Dia do Folclore a Superintendência de Cultura de Tamoios, realiza nesta quinta feira (22/8) a “Festa do Folclore”, na Biblioteca Municipal de Tamoios. Serão apresentadas, das 18h às 21h, exibições folclóricas diversas, bem como o filme “O Saci (1951)” primeiro filme da turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo, ambientado em situações bastante representativas do folclore brasileiro.

    O folclore brasileiro é muito rico e com muitas manifestações culturais de origem popular, o que motivou a exibição do filme, que foi a primeira produção infantil importante do cinema brasileiro e a primeira adaptação audiovisual da obra de Monteiro Lobato, baseado no livro homônimo “O Saci”, de 1921.

    O filme mostra as aventuras de Narizinho e Emília no Sítio do Pica-Pau Amarelo, juntamente com o menino Pedrinho, que quer capturar um Saci em uma garrafa seguindo as instruções do Tio Barnabé. O Saci, depois de capturado e solto novamente, irá ajudar Pedrinho a desfazer uma bruxaria que a Cuca jogou em Narizinho, transformando-a em pedra. No Sítio vivem ainda Dona Benta e Tia Nastácia, que cuidam das crianças, e se divertem com suas reinações.



ELENCO:

Olga Maria - Emília

Livio Nanni - Pedrinho

Aristéia Paula Souza - Narizinho

Maria Rosa Moreira Ribeiro - Dona Benta

Benedita Rodrigues - Tia Nastácia

Otávio de Araújo - Tio Barnabé

M.Meneguelli - Cuca

Yara Trexler - Yara

Paulo Matosinho - Saci



CURIOSIDADE:

      O Visconde de Sabugosa não aparece durante o filme, porque aparentemente, a adaptação da história se passa em um período após o que acontece no livro anterior, “Reinações de Narizinho”, onde o Visconde morreu afogado.



       Neste filme, a boneca Emília foi interpretada por uma criança, a atriz mirim Olga Maria Amâncio. Anos depois, a Emília foi vivida por atrizes adultas na TV, desde 1952 na Tupi, até 1977 na Globo. A boneca só voltaria a ser vivida por uma criança novamente, em 2001 na TV Globo, onde o papel foi feito por Isabelle Drummond, então com oito anos.



18h – Apresentação Folclórica;

19h – Exibição do Filme “O Saci (1951) – 1º Filme da Turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo



Texto: Walter Biancardine | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário