Moradores do bairro já podem contar com mudanças no atendimento do Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos
O paciente que procura por atendimento médico no Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança, já percebe as melhoras nos serviços oferecidos pela unidade de saúde. Desde que a secretaria Municipal de Saúde iniciou no mês passado uma força-tarefa para promover mudanças no hospital, várias melhorias foram promovidas, tanto na área médica quanto na parte de infra-estrutura para o conforto dos usuários.
A principal mudança foi a instalação de uma nova sala para coleta de sangue. O novo espaço tem quatro boxes com divisórias para que os pacientes possam ter privacidade na hora da coleta. Além disso, também foi criada uma sala de espera, separada do atendimento ambulatorial, para que as pessoas que vão utilizar o laboratório possam aguardar a chamada com conforto.
- Com essa mudança aumentamos a demanda. Antes, a nossa capacidade diária era de 80 coletas. Hoje estamos fazendo 120, atendendo com mais agilidade e conforto os pacientes - disse o diretor do Hospital, o médico Marcelo Almeida Fonseca.
Também foram criados dois novos consultórios médicos no ambulatório, possibilitando o aumento de consultas em diversas especialidades médicas. A realização do exame de endoscopia foi normalizada reduzindo a fila de espera, assim como do exame de ultrassonografia, que teve a sua capacidade semanal ampliada de 60 para 120.
As enfermarias ganharam ventiladores e quatro novos leitos, os aparelhos de ar condicionado passaram por manutenção, assim como toda a rede elétrica do hospital. A iluminação foi ampliada; os banheiros passaram por uma reforma, com serviços de reparo nas descargas e torneiras e a sala de descanso dos médicos recebeu novos colchões. O portão de entrada das ambulâncias, que antes ficava aberto, hoje ganhou um motor elétrico e um funcionário controla a entrada, permitindo acesso apenas de médicos e funcionários. As portas da entrada de emergência também receberam fechaduras elétricas impedindo também a entrada de qualquer pessoa, sem que a mesma seja solicitada.
- São medidas que ajudam a melhorar a infra-estrutura e o funcionamento do hospital de uma forma geral – explicou o doutor Marcelo, que também vai voltar com a Ouvidoria Interna, com o objetivo de registrar sugestões, críticas e reclamações dos pacientes.
Os pacientes internados, acamados por tempo prolongado, agora recebem fisioterapia nos leitos para evitar dores no corpo e melhorar as condições físicas. Foi implantado também o Projeto Paciente Acolhedor, onde um funcionário passa todos os dias pelas enfermarias, de leito em leito, conversando com pacientes e acompanhantes para verificar suas necessidades e a existência de algum problema.
- O paciente quer carinho, precisa se sentir acolhido. É um projeto simples, mas demonstra atenção, mostra que estamos preocupados com o seu bem estar, que nós queremos acompanhar o progresso do seu tratamento - disse o médico.
Outra medida que trouxe melhorias para os pacientes internados foi a divisão entre médico visitador e o médico plantonista. Hoje não é mais o plantonista que faz a visita nas enfermarias para acompanhar a evolução dos pacientes internados. Agora o hospital dispõe de um profissional específico para este trabalho.
Na emergência, uma reivindicação antiga da população também foi atendida, com a contratação de novos pediatras. Hoje são três em cada plantão, que realizam entre 180 a 220 atendimentos por dia.
Dr Marcelo Almeida Fonseca
Enfermaria com ventiladores
Fisioterapia para pacientes acamados
Portão automático para entrada de ambulâncias
Sala de coleta de sangue
Texto: Alexandra de Oliveira | Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde
FOTOS: Marcelo Velloso
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