quinta-feira, 31 de julho de 2014

História do Basquete

Conheça a História do Basquete, inventor do esporte, primeiro jogo, primeira bola, origens, destaques do basquete brasileiro


James Naismith: o criador do basquete

Origem 

O basquetebol (popularmente conhecido como basquete) surgiu no ano de 1891, nos Estados Unidos. Seu criador foi James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield (estado de Massachusetts – EUA).

Primeira partida da história

O primeiro jogo de basquete que temos conhecimento e registro foi realizado no dia 20 de janeiro de 1892. Foram formadas duas equipes da Associação Cristã de Moços de Springfield. Este jogo foi interno e não foi presenciado por público. Somente no dia 11 de março deste mesmo ano uma partida pôde ser assistida por público de fora da Associação. Nesta ocasião, os alunos da associação venceram o time dos professores pelo placar de 5 a 1. Aproximadamente duzentas pessoas assistiram ao jogo. 

Formalização das regras 

Durante dois anos os jogos só eram realizados na Associação Cristã e as regras ficaram restritas a este local. Em 1894, profissionais da União Atlética Amadora tomaram conhecimento do novo esporte e resolveram formalizar as regras. 

No ano de 1896, foi realizado o primeiro jogo feminino de basquete. Na ocasião, as alunas da Universidade de Stanford venceram a equipe da Universidade da Califórnia. 

Nos primeiros anos do basquete ainda não havia uma bola específica para este esporte. As partidas eram realizadas com uma bola de futebol. Porém, no ano de 1894, a Chicope Falls, empresa de Massachusetts, desenvolveu a primeira bola de basquete. 

Basquete espalha-se pelo mundo 

Foi somente no começo do século XX que o basquete começou a se espalhar pelos quatro cantos do mundo. Ligas e federações começaram a organizar campeonatos e o esporte, de tão popular, começou a fazer parte dos Jogos Olímpicos. Atualmente, o basquete é muito praticado no mundo todo. Além de estar organizado profissionalmente, este esporte é presença obrigatória nas aulas de Educação Física de escolas e faculdades brasileiras. 

As grandes potências da atualidade no basquete e suas conquistas:

- Em 2010, a seleção masculina de basquete dos Estados Unidos foi campeã mundial de basquete. Neste mesmo mundial, a seleção feminina dos Estados Unidos sagrou-se campeã.

- Nos Jogos Olímpicos de 2012 (Londres), as seleções masculina e feminina de basquete dos Estados Unidos tornaram-se campeãs.

O Brasil nas Olimpíadas de Londres (2012)

- A participação brasileira os Jogos Olímpicos de Londres em 2012 não foi boa, pois nenhuma das equipes (masculina e feminina) ganhou medalha. A seleção brasileira masculina de basquete foi eliminada nas quartas de final ao ser derrotada pela Argentina por 82 a 77. Já a feminina não conseguiu passar da primeira fase.

- A equipe de basquete feminina ficou em primeiro lugar na Copa América de Basquetebol, evento realizado em 2011 em Neiva (Colômbia). Na partida final, a seleção brasileira ganhou da Argentina por 74 a 33 e conquistou uma vaga para as Olimpíadas de Londres em 2012.

Os grandes jogadores e jogadoras de basquete da nossa história 

- Adriana Aparecida dos Santos
- Alessandra Santos de Oliveira
- Alfredo Rodrigues da Mota
- Amaury Antônio Pasos
- Anderson Varejão
- Edson Bispo dos Santos
- Friedrich Wilhelm Braun
- Hortência Maria de Fátima Marcari Oliva
- Janeth dos Santos Arcain
- José Edvar Simões
- Branca (Maria Angélica Gonçalves da Silva)
- Magic Paula
- Marta de Souza Sobral
- Nenê 
- Oscar Schmidt 
- Rosa Branca
- Ubiratan Pereira Maciel 




Começa hoje a Expo Gospel Cabo Frio

Evento recebe cantores da música gospel reunindo fiéis de todo o Estado

A 6ª edição da Expo Gospel Cabo Frio que começa hoje (31/7) a partir das 19 horas vai até este sábado (2/7) com programação extensa e mega estrutura montada para receber fiéis de todo o Estado e região.

A Prefeitura de Cabo Frio e a COMSERCAF apoiam o evento que traz a Cabo Frio cerca de 90 mil pessoas nos três dias de evento com estrutura de banheiros químicos, lixeiras, atendimento médico, telões de led, palco, som e iluminação.

Serviço:

Expo Gospel Cabo Frio

Quinta-feira: Ministério de Louvor Gerando Vida, Pregador Luo, Tonzão, Som e Louvor

Sexta-feira: PG, Bruna Karla, Oficina G3, Elias e Elizeu

Sábado: Catedral, Fernanda Brum, Raiz Coral, Livingston Farias

Hora: 19h00



segunda-feira, 28 de julho de 2014

Prefeito Alair Corrêa prestigia homenagem a ex-vereador de Cabo Frio

Projeto de vereadores visa condecorar ex-presidentes da Câmara de Vereadores ainda em vida

A Câmara Municipal de Vereadores de Cabo Frio Homenageou o ex-vereador Walter de Bessa Teixeira na noite de quinta-feira (17/07). A “Moção de Aplausos” faz parte de um projeto de autoria do vereador Eduardo Corrêa Kita em homenagem aos ex-presidentes da Câmara que ainda estão vivos.

O projeto é uma parceria com o atual presidente da Câmara, o vereador Marcelo Corrêa e a mesa diretora da Câmara, os quais irão determinar um calendário, durante todo o ano para homenagear políticos que fizeram parte da Câmara de Vereadores e serviram o município com atuações muito relevantes à população.

- Esses parlamentares, cada um em seu segmento, fizeram a sua doação à comunidade. Podemos falar de vários nomes, por isso faremos ao longo deste ano diversas homenagens a esses homens que fizeram o diferencial em Cabo Frio -, disse Eduardo lembrando de nomes como Acir Rocha e Alair Corrêa.

O prefeito Alair Corrêa esteve presente no evento assim também como o Deputado Estadual Carlos Minc e familiares de Walter Bessa. O primeiro a discursar foi o prefeito.

– Como político, pai e trabalhador, Bessa sempre foi respeitado pela sociedade cabofriense. Fiz questão de estar presente a esta homenagem em virtude da admiração que tenho por ele –, comentou Alair. .

Alair esteve na vereança quatro vezes e foi presidente da casa uma vez. O prefeito se emocionou ao relembrar tantos momentos como vereador da cidade.

- Essa casa é muito significativa para mim, afinal foi nela que comecei minha vida política, nos anos 70, ao lado de Walter Bessa. Hoje, estar aqui, ver a família do Walter, seus filhos, netos e bisnetos, relembramos juntos o quanto foi importante o nosso trabalho e como contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade.

Ao subir a tribuna, Walter Bessa agradeceu a homenagem recordando de um dos momentos mais marcantes de sua carreira na Câmara Municipal.

– Foi nessa Câmara, em 8 de agosto de 1975, que eu fiz uma proposição para que o município se tornasse um dos produtores de petróleo e com isso recebesse os recursos necessários desses royalties. Foi a partir desse fato histórico que Cabo Frio entrou para o rol das regiões que produzem petróleo no estado – lembrou, emocionado.



Defesa Civil atua em parceria com a Secretaria da Criança e do Adolescente

Objetivo da ação do plano de evacuação contra incêndio é garantir a segurança das crianças e funcionários do Abrigo Municipal

A Defesa Civil de Cabo Frio realizou, na última semana, a montagem do sistema de prevenção contra incêndio e do plano de evacuação do Abrigo Municipal Casa da Criança. 

O objetivo do sistema de prevenção é garantir a segurança dos funcionários e das crianças e adolescentes assistidos pelo Abrigo, seguindo a lei e as regras da fiscalização do Corpo de Bombeiros.

A Defesa Civil de Cabo Frio atua em parceria com a Secretaria Municipal da Criança e do Adolescente - SECCA.



Cabo Frio promove Fórum Municipal de Alfabetização

O Ciclo de Alfabetização na organização escolar

A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio (SEME), por meio do Departamento de Gestão Pedagógica (DEGEPE), promove o Fórum Municipal de Alfabetização com o tema “O Ciclo de Alfabetização na Organização Escolar”. O evento acontece na próxima terça-feira (29/7), das 8h às 18h, na Fundação Educacional da Região dos Lagos (Ferlagos).

O fórum será voltado para os profissionais de Orientação Educacional, Supervisores e Inspetores Escolares e para os membros do Conselho Municipal de Educação.

De acordo com a chefe do serviço do 1º Segmento do Ensino Fundamental da Divisão de Supervisão Escolar da SEME, professora Janaína Estrella, o objetivo do Fórum Municipal de Alfabetização é fomentar as discussões acerca da organização do Ciclo de Alfabetização, assim como apresentar referencial teórico que evidencie os aspectos legais da proposta de organização escolar em ciclos. 

O Fórum Municipal de Alfabetização terá programação extensa e será dividido em dois turnos: pela manhã a professora Deise Magalhães, diretora do DEGEPE e especialista em Gestão Escolar, fará uma abordagem sobre os “Fundamentos Gerais do Ciclo de Alfabetização”. Depois será a vez da professora Andréa Rosana Fetzner Krug, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora da graduação e pós-graduação da UNIRIO, ministrar a palestra “Organização Escolar em Ciclos: Ciclo e Alfabetização”.

Já à tarde será para a organização de grupos temáticos para discussão de ideias e propostas para a elaboração do Referencial Curricular do 1º segmento do Ensino Fundamental da rede municipal de Cabo Frio. Na oportunidade será formada uma Comissão de técnicos que fará um estudo mais aprofundado do Referencial – proposta que surge da preocupação e do compromisso da Secretaria Municipal de Educação em oferecer uma educação pública de qualidade aos alunos da rede.

Para encerrar a programação de forma descontraída, o professor Mário Augusto, coordenador de Arte e Música da SEME, e a professora Mariângela Ribeiro, do Serviço de Educação Infantil, farão apresentação musical.


quarta-feira, 23 de julho de 2014

Unidade de saúde de Cabo Frio oferece massagem laboral a profissionais da Saúde

Serviço é oferecido no Hospital São José Operário. Objetivo principal é o de oferecer bem estar aos funcionários

A Prefeitura de Cabo Frio continua oferecendo aos profissionais da Saúde da cidade: a massagem laboral. Realizada no Hospital Municipal São José Operário, em São Cristóvão, a massagem laboral tem como objetivo promover o relaxamento e prevenir lesões, além da ajudar no alívio de dores localizadas.

De acordo com o subsecretário Municipal de Fisioterapia, Marcos Antônio de Farias, o projeto foi criado com a preocupação de oferecer bem estar aos funcionários.

- As empresas que se preocupam com estas questões têm este serviço de uma forma regular. Muitos bancos e empresas privadas, principalmente multinacionais, têm este tipo de serviço – afirma o subsecretário.

A massagem laboral é indicada para quem procura um atendimento rápido e eficiente e se propõe a aliviar os estados de estresse, ansiedade, tensões nervosas, dores de cabeça, dores e desconfortos musculares, cansaço físico e mental. Também auxilia no equilíbrio da mente, no aumento da criatividade, na concentração para o trabalho e traz um profundo relaxamento e revitalização do organismo, além da melhoria na circulação sanguínea e da reativação da energia perdida no dia a dia. Ela é capaz de, em poucos minutos, restaurar as energias vitais de uma pessoa para que ela volte ao trabalho e à vida familiar revitalizada.

O serviço completou um ano neste mês de julho. Segundo a massoterapeuta Andrea Martins, uma das profissionais que trabalham no projeto desde o seu início, o interessante é receber este tipo de massagem uma ou duas vezes por semana para maiores benefícios na prevenção de lesões.

Entre as zonas mais afetadas pelos movimentos repetitivos e má postura estão o pescoço, os ombros e a zona lombar. Segundo ela, a massagem pode funcionar como terapia e ajudar no campo emocional dos colaboradores da Secretaria Municipal de Saúde.

- É um trabalho principalmente preventivo, visando eliminar ou minimizar tensões musculares, dores, estresse muscular e psicológico. A massagem laboral trabalha não somente as costas, pescoço, ombros e cabeça, mas sob solicitação, pode ser feita nos braços, pernas ou outra parte do corpo que haja necessidade – explica a massoterapeuta.

Duas profissionais trabalham no programa e atendem diariamente cerca de dez pessoas em busca de relaxamento. Nadia Martins Vieira, funcionária do Departamento Administrativo do Hospital São José Operário faz sessões semanalmente para aliviar dores nas costas.

- Sempre que tenho um tempo livre venho fazer minhas massagens. Sinto que as dores nas costas melhoras, fico mais relaxada e durmo melhor – diz Nadia.




segunda-feira, 21 de julho de 2014

Prefeito Alair Corrêa prestigia posse da UNIDAS

Nova entidade vai comandar o carnaval de Cabo Frio

O prefeito Alair Corrêa participou da posse da nova diretoria da UNIDAS- União das Escolas de Samba de Cabo Frio. O evento realizado na noite de sexta-feira (18/07) reuniu a diretoria de todas as escolas de samba e de blocos carnavalescos da cidade.

Para o prefeito Alair Corrêa a entidade representa o esforço das pessoas que adoram e vivem do samba e do carnaval.

- Vamos prestigiar sempre e a Prefeitura vai promover shows de qualidade para atrair o público que, aos poucos vai conhecendo a beleza de nosso carnaval-, disse o prefeito.

O presidente da UNIDAS Marcos da Silva Chaves, agradeceu a presença do prefeito e dos secretários de Cultura, Jose Facury e de Comunicação, Edinho Ferro.

- A presença do prefeito e dos secretários mostra a importância e a responsabilidade que temos com a cultura e o nosso carnaval-, disse o presidente Marcos Chaves.



Canil Municipal participa de evento beneficente

Mais de 80 animais ganharam um novo lar

A Prefeitura Municipal de Cabo Frio cedeu o espaço do Charitas para montar a estrutura de tendas e palcos para a realização do evento Dog Rock, promovido pelo professor José Francisco de Moura, o Chicão. O Dog Rock aconteceu no sábado (19/07) e teve como objetivo arrecadar alimentos para ajudar os protetores de animais de Cabo Frio e doações.

O evento contou com a participação de 800 roqueiros que agitaram a feira durante todo o dia. Segundo o professor, a arrecadação foi surpreendente.

- Arrecadamos 1.730 quilos de ração, ganhamos seis castrações, além de roupinhas e vacinas. Foram adotados 82 animais entre cachorros e gatos, realmente foi um sucesso -, disse Francisco.

A Secretaria de Agricultura também participou do evento doando vários animais do Canil Municipal, além de ONGs protetoras de animais.

Os alimentos foram doados para Valéria Celiz, Carminha da rua Manaus, Elcio da rua Noruega e Lene Dantas que são os maiores protetores em Cabo Frio.

Cartas do Tony - O AZAR

O azarado
Tinha conhecido o crack havia uns três anos. Da maconha, passando pela cocaína, muito álcool, o fim da família, a ida para as ruas, e o vício final. A pedra definitiva, a derrota definitiva. Já nem se lembrava o nome da rua em que “morava”, era uma rua do Rio. Às vezes, num relance de sobriedade, num raríssimo momento entre uma pedra e outro, podia ver uma parte de reconhecíveis monumentos, algo como praças, estátuas ou chafarizes, escadarias onde se largava para dormir seus sonhos-pesadelos que sempre terminavam com respingos de chuva ou esbarrões com cachorros tão abandonados como ele mesmo. No início, havia o medo dos cruéis marginais que queimavam vivos os mendigos e drogados que se amontoavam nas partes mais desertas das praças e ruas da cidade para passar suas noites. Agora não havia mais. Havia, sim, o medo de acordar, de sair à procura da primeira pedra. De conseguir o primeiro dinheiro para pagar ao primeiro traficante para conseguir a primeira “decolagem” do dia. Depois, dormir, ressonar, desmaiar, melhor dizendo, para mais um período em que tudo ficava bem, por um átimo e depois a nova procura, a nova “fissura”, e a nova pedra. Tinha jogado na “mega sena da virada” em dezembro. Tinha sonhado em como seria acertar aqueles seis números mágicos, sozinho ou com mais um ou dois mágicos apostadores que teriam suas vidas mudadas após o prêmio. Compraria um avião. Alguns apartamentos, uma fazenda na Califórnia, e, sim, uma clínica de reabilitação que seria somente dele, pelo menos enquanto precisasse para se ver livre do triste destino a que se tinha entregue. Mas ele jamais tinha acertado coisa alguma na vida. O volante, jamais tinha conferido. Pensava que alguém iria encontrá-lo e lhe falar do prêmio, caso ganhasse a tal fortuna. E o tempo foi passando. E as esperanças diminuíam a cada dia. Foi quando achou, certo dia, num desvão da calçada, aquela trouxinha de erva. Era maconha. Imediatamente reconheceu o tóxico que o havia conduzido até aquele ponto. Sua boca se encheu d’água,. Há muito tempo não sentia o gosto doce da “erva do diabo”. Como já estivesse começando a escurecer, a ideia de fazer um “baseado” tornava-se cada vez mais viável. Seu fiel isqueiro, que apalpara enquanto planejava estava à disposição no bolso da calça encardida que há muito não via água. E papel? Com pouco esforço, achou o volante de alguns meses atrás e foi rápido no raciocínio. Rasgou-o ao meio e fez o baseado, com maestria. Sentou-se ali mesmo, no fundo da praça vazia e sugou a fumaça que o fazia mais leve a cada tragada. Finalmente, adormeceu. Jamais tinha ganho nada, mesmo, aquele pobre coitado, mas naquele dia, tinha fumado o “baseado” mais caro do mundo, um que poderia comprar dois aviões e uma clínica de reabilitação exclusivamente para ele.

Tony Fonseca 


sexta-feira, 11 de julho de 2014

Momento saúde - Mito ou Verdade: Saiba mais sobre saúde feminina



1- Calça jeans apertada provoca corrimento.


VERDADE: o uso de calças jeans muito apertadas podem dificultar a adequada aeração da região genital e causar problemas na região. "Isso, sobretudo nos climas mais quentes, pode causar desconforto perineal pelo aumento da transpiração local, o que pode aumentar a ocorrência de dermatites nessa região e corrimento", afirma Andréa da Rocha Tristão, professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia daFACULDADE DE MEDICINA da Unesp.


2- É necessário passar o fundo da calcinha ou ferve-la para evitar doenças. 


PARCIALMENTE VERDADE: não é preciso ferver a calcinha para evitar doenças, mas passá-la pode ser uma boa ideia. Mas, se for a primeira vez que for usar a calcinha, é melhor lavá-la antes, Além disso, existem outros cuidados especiais que se pode ter com as peças íntimas. "Usar sabão o mais neutro possível, evitar misturar com outras roupas, passar a ferro (ao menos o fundo da calcinha), e deixa-la em um local arejado para secar", recomenda Alessandra Bedin, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein.


3- Calcinhas não devem ser secas no banheiro. 


VERDADE: muitas mulheres têm como hábito lavar a calcinha durante o banho. O problema aí não está na lavagem, mas, sim, na secagem: "Se for lavar a calcinha durante o banho, não a deixe pendurada no banheiro, pois é um lugar úmido que favorece a proliferação de fungos. Logo ao terminar, leve-a a um local arejado para secar", explica Alessandra Bedin, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein.


4- O sabonete íntimo é igual ao sabonete comum.


MITO: a diferença principal entre o sabonete comum e o íntimo está no pH: o comum tem um pH neutro, enquanto o íntimo tem um pH ácido. Isso faz com que os sabonetes íntimos tenham um grau de acidez semelhante ao da região genital, reduzindo as chances de irritação na vagina.


5- Absorventes perfumados podem provocar alergia. 


VERDADE: os produtos utilizados para deixar o absorvente perfumado podem causar irritação em algumas mulheres. "Naturalmente, não é toda mulher que terá alergia, mas especialmente aquela com sensibilidade maior. Assim, quanto menos PERFUME houver, melhor", diz Alessandra Bedin, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein.


6- Calcinha de algodão é melhor do que as com tecidos sintéticos. 


VERDADE: isso pela simples questão de facilitar a aeração do períneo. "As calcinhas 100% algodão facilitam a evaporação da umidade local, colaborando para manutenção do equilíbrio da região genital", afirma Andréa da Rocha Tristão, professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Unesp.


7- Lencinhos umedecidos para a região íntima podem ser usados todos os dia. 


MITO: apesar de práticos, não é recomendável a utilização diária dos lencinhos umedecidos para a região íntima, pois podem causar irritação e coceira. O melhor é deixá-los na bolsa e guardá-los para uma situação de emergência


8- Dormir sem calcinha ajuda a prevenir infecção vaginal. 


VERDADE: a vagina é um local úmido que precisa de ventilação. Como no dia a dia é comum as mulheres usarem calças jeans e roupas sintéticas, a região não tem uma ventilação ideal. Resultado: a vagina fica abafada, facilitando a proliferação de bactérias e fungos. Assim, para prevenir irritação, ardência e infecções, por exemplo, é recomendável que se durma sem calcinha com a maior frequência possível. Também é importante evitar lingeries apertadas! 




9- Absorvente interno pode provocar cólicas ou ferimentos. 


MITO: por ser de uso interno, muitas pessoas têm receio de utilizar esse tipo de absorvente. Mas a verdade é que são SEGUROS e confortáveis. "Se usado corretamente, o absorvente não tem como provocar atrito, ferimento e muito menos cólica. Entretanto, se usado numa posição muito baixa (abaixo do "anel" muscular da vagina), ele incomoda muito e pode, sim, levar a lesões da mucosa vaginal", explica Alessandra Bedin, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein.


10- Coceira vaginal é normal. 


MITO: coceira vaginal nunca é normal! Ela pode indicar uma série de problemas, como alergia, DSTs, processos irritativos por algum produto externo, parasitoses, infecção por HPV e doenças como psoríase e dermatites. Por isso, é importante investigar.


11- Usar papel higiênico perfumado causa irritação. 


VERDADE: tanto o PERFUME como a tinta do papel higiênico podem agredir a mucosa vaginal e irritá-la, especialmente em mulheres que tenham mais sensibilidade. E isso pode causar problemas como ardência, coceira, dor ao urinar e dor na relação sexual. Assim, o mais indicado é escolher os papéis brancos e sem perfume.


12- Ficar com o biquíni molhado por muito tempo causa corrimento. 


VERDADE: "Usar um biquíni molhado por muito tempo pode causar mais frequentemente irritação na vulva e nos genitais externos, principalmente na região da virilha", aponta Andréa da Rocha Tristão, professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da FACULDADE DE MEDICINA da Unesp. Isso porque a umidade favorece a proliferação de fungos e bactérias.


13- Protetor de calcinha pode ser usado diariamente. 


MITO: muitas mulheres acreditam que o protetor de calcinha é uma ótima opção para se manterem secas e confortáveis. Mas a verdade é que o protetor, quando usado diariamente, deixa a região da vagina mais quente e úmida. "Isso favorece fungos e bactérias, além de diminuir as defesas vaginais. Como alternativa, o ideal é trocar de calcinha durante o dia", afirma Alessandra Bedin, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein.


14- Os pelos pubianos devem ser aparados regularmente. 


VERDADE: para manter a higiene, os pelos pubianos devem ser aparados de vez em quando, mas não com muita frequência, pois eles são um importante mecanismo de proteção dos genitais. "Eles devem ser aparados para não dificultarem a adequada aeração perineal, mas também não tanto que prejudique a proteção da região", explica Andréa da Rocha Tristão, professora do Departamento de Ginecologia e Ob

stetrícia da Faculdade de Medicina da Unesp.


15- Um fluxo que passa a ser muito intenso ou com maior duração pode ser indício da presença de um mioma. 


VERDADE: a intensidade e a duração do fluxo pode variar de mulher para mulher e até mesmo de ciclo para ciclo. Mas se a mudança é muito intensa, ou então se torna frequente, é preciso atenção, pois pode sim ser sinal de mioma ou ainda de outros problemas. "As mudanças devem sempre ser levadas ao conhecimento do ginecologista para melhor elucidação diagnóstica, muitas vezes com a necessidade de exames complementares", recomenda Andréa da Rocha Tristão, professora do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da Unesp.


Bikerfest agita Cabo Frio e coloca a cidade em alta na mídia nacional

Retorno do evento à Praia do Forte repercute e ganha espaço em grandes jornais

A cidade de Cabo Frio está conquistando espaço nobre em veículos de comunicação de expressão em todo o país, com o retorno do Tubarões Bikerfest Cabo Frio 2014 para a Praia do Forte. A maior cidade da Região dos Lagos, com 200.380 habitantes (segundo dados do IBGE 2013) ganhou até quinta-feira (10/7), generoso espaço em grandes jornais – como "O Dia" e "Extra”, “Folha Fluminense”, G1, e sites e revistas, como Informativo digital Setur-RJ e a revista Montoline, além dos jornais regionais e locais, como a Folha dos Lagos, Noticiário dos Lagos, Diário da Costa do Sol, entre outros.

Referência no mercado motociclístico da América Latina, o portal Motonline destaca o Tubarões Bikerfest Cabo Frio 2014, que acontece na Praia do Forte, onde tudo começou.
Na CCR Via Lagos o 19º Tubarões Bikerfest Cabo Frio 2014 está em evidência na Ponte Rio-Niterói, sentido Niterói, próximo à Praça de Pedágio, em painéis luminosos e painel fixo. Pela ponte passam cerca de 5 milhões de pessoas por dia em cerca de 150 mil veículos (10% motos).

Com acesso fácil pela Ponte Rio-Niterói e Via Lagos, o Bikerfest é realizado na região que concentra, em Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios, as mais belas praias do litoral brasileiro.

Para o secretário de estado de Turismo, Claudio Magnavita, o evento tem extrema importância para incrementar a movimentação turística da região.
- Nesta época do ano, com a chegada do inverno, o número de visitantes tende a diminuir na Costa do Sol. Um calendário de eventos com festas que atraiam grande número de turistas é essencial para atender a cadeia produtiva do turismo. A Setur-RJ e a TurisRio estão presentes e distribuindo amplo material promocional do Estado do Rio de Janeiro.

O secretário de Comunicação de Cabo Frio, Edinho Ferrô, estima que cerca de 300 mil pessoas devam passar pela Praia do Forte, nos quatro dias do Bikerfest.

- Imagina o cenário: a Praia do Forte, uma das mais bonitas do litoral brasileiro com sua nova orla totalmente revitalizada, tendo o Forte São Mateus de um lado e as dunas do outro e o ronco dos motores das motocicletas e som das guitarras, com o melhor do rock n’roll. Os motociclistas estão vivenciando uma cidade arrumada, limpa, uma nova orla e um povo hospitaleiro. Com certeza depois vão voltar com a família – comemorou o secretário.

Realizado pelo Moto Clube Tubarões, com total apoio das secretarias de Eventos e de Turismo e a COMSERCAF, o Bikerfest 2014 conta uma mega estrutura com 30 tendas para venda de produtos de couro e assessórios para motocicletas, além das representações das montadoras de motocicletas e uma ampla praça de alimentação.

Toda a composição está acontecendo na área em frente ao Teatro Municipal e ao lado dos novos quiosques da orla e, da nova Praça das Águas, um dos novos atrativos e um dos pontos turísticos mais fotografados da Região da Costa do Sol que foram completamente remodeladas pela Prefeitura de Cabo Frio.

O local também abriga as tendas dos expositores, que ficam próximas do mercado das artes e da imensa praça de alimentação.

Na noite de sábado, o presidente da Associação dos Motociclistas do Estado do Rio (Amo-RJ), Aloísio Braz, vai prestar homenagens ao prefeito Alair Corrêa e ao presidente dos Tubarões, Augusto Aquino. Eles vão receber a Moção Referência Estadual de Motociclismo:

- Será o agradecimento ao prefeito por ter apoiado os primeiros passos do evento e de devolvê-lo à Praia do Forte. E ao Augusto Aquino por manter o Bikerfest por 19 anos, fato inédito no nosso estado e no Brasil – elogiou Braz.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, AMO-RJ, Grupo CCR ViaLagos e TurisRio.

Programação musical:

Dia 11 – sexta-feira

16h – Palco principal Praia do Forte – Banda Caravelas;

18h – Boulevard Canal – Carlos Penza;

21h – Av. Nilo Peçanha – Beatles Brazuca;

23h – Palco principal Praia do Forte – Os Cara Velhos;

23h – Tenda da Praia do Forte – Carlos Penza

Dia 12 – Sábado

16h – Palco principal Praia Forte – Máfia 66;

18h – Boulevard Canal – Banda Usina Blues;

22h - Homenagens na Tenda dos Tubarões;

22h30m – Apresentação CCR (primeiros socorros);

21h – Av. Nilo Peçanha – Banda Status;

23h – Palco principal Praia do Forte – Faixa Etária;

23h – Tenda Praia do Forte – Usina Blues

Dia 13 - Domingo

16h – Av. Nilo Peçanha – Dr. Law;

20h – Palco principal Praia do Forte – Banda Sanctuarium;

20h – Tenda na Praia do Forte – Quinteto Blues

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Projeto “Resgatando Cidadania”

A Associação dos Moradores do Jardim Esperança realizou em parceria com a Fundação Leão XIII mais uma edição do projeto “Resgatando Cidadania” na manhã desta quarta-feira (09). 
O evento ocorreu na SEDE da Associação que fica localizada na Praça do Bairro ao lado do Hospital, durante o evento o DETRAN emitiu dezenas de 2ª vias de Carteiras de Identidade e a Fundação Leão XIII emitiu dezenas de Certidões e Carteiras de Trabalho, além desses feitos também ocorreram varias aferições da pressão arterial , mais uma vez a Associação do Jardim mostrando trabalho, seriedade e compromisso com o povo . 
Além do Presidente Fábio Junior esteve presente no evento a Blogueira e Diretora de Imprensa da Sedig Claudia Ferreira , o  Diretor da ACMAJE Bruno Zanon e a secretária Wanda Amorin. 
Deve-se registrar também a visita do Líder Bené, Presidente da Uni-Amacaf. 
O Presidente Fabio Junio declarou que “exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações e lutar para que sejam colocados em prática, devemos todos lutar para resgatar a cidadania do nosso povo.”


















Hospital do Jardim Esperança ganha melhorias para atendimento à população

HMOCS contabiliza 48 mil consultas realizadas em 2013 sendo mais de 11 mil somente para clínica geral

Apenas em 2013, o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos, que fica no Jardim Esperança realizou mais de 48 mil consultas no ambulatório em diversas especialidades como neurologia, pediatria, oftalmologia, dermatologia, angiologia, pneumologia, entre outras. Só para clínico-geral foram marcadas mais de 11 mil consultas.

Algumas especialidades tiveram o quantitativo de vagas aumentado. Um exemplo foi a Pediatria que passou a contar com 230 vagas por semana. A unidade de saúde também passou a disponibilizar vagas para consultas com oftalmologistas, que antes não eram realizadas no hospital.

No final do ano, a Prefeitura de Cabo Frio, através da secretaria Municipal de Saúde entregou aos moradores do bairro, uma Unidade para Pacientes Graves (UPG) com três leitos instalados. O novo serviço reforçou o atendimento a pacientes graves que precisam de um tratamento imediato. Também conhecido como Box de Emergência, nele os pacientes são monitorados 24 horas e atendidos por uma equipe de médicos intensivistas, especialistas que trabalham em Unidades de Terapia Intensivas (UTIs).

- Damos todo o suporte. Quanto mais rápido e preciso o atendimento, melhor as chances de o paciente sobreviver. Estamos humanizando os serviços prestados – explicou o prefeito Alair Corrêa.

De acordo com a médica Mara Cortat, uma das responsáveis pela instalação da UPG, a unidade possui sala de emergência, mão de obra especializada e tecnologia de ponta. A sua infraestrutura é dotada de expurgo, estar médico, rede de oxigênio, ar comprimido e a vácuo.

- Os usuários também dispõem de aparelhos modernos para monitoração cardiovascular, respiradores e microprocessadores que têm a função de fazer a respiração artificial – completou a médica.

O Hospital do Jardim Esperança também passou por obras de melhorias com uma nova recepção e mais leitos na enfermaria para internação. A Secretaria de Saúde de Cabo Frio também realizou, nos meses de fevereiro e março, um mutirão de atendimento em diversas áreas da saúde para moradores do Jardim Esperança e bairros vizinhos. O objetivo foi dar agilidade e velocidade no atendimento aos pacientes, oferecendo à população do bairro a oportunidade de realizar diversos tipos de exames.

As ações aconteceram aos sábados com a realização de testes de glicose, além de aferição de pressão arterial, para diagnóstico de diabetes e hipertensão, exames de eletrocardiograma, consultas de pré-natal e exames de ultrassonografia. Também foram realizadas palestras preventivas.

Bikerfest Cabo Frio começa amanhã(10)

Programação musical extensa durante todos os dias de evento

O “Tubarões Bikerfest – Encontro de Motociclistas” de Cabo Frio é organizado pelo Moto Clube Tubarões, com total apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio das secretarias municipais de Eventos e de Turismo e a COMSERCAF, o evento, um dos mais tradicionais do país, retorna à Praia do Forte a pedido dos motociclistas. O Bikerfest começa nesta quinta-feira (10) e só termina no domingo (13).

A programação musical será voltada aos amantes do bom rock n’roll. Os shows acontecem em diversos pontos da cidade: Boulevard Canal, na Avenida Nilo Peçanha e nos quiosques.

Programação musical:

Dia 10 – 5ª feira

18h – Boulevard Canal – Quinteto Blues;

21h – Av Nilo Peçanha – Cristiano Guerra;

23h – Palco principal Praia do Forte – Banda K12;

23h – Tenda na Praia do Forte – Dr. Law

Dia 11 – sexta-feira

16h – Palco principal Praia do Forte – Banda Caravelas;

18h – Boulevard Canal – Carlos Penza;

21h – Av Nilo Peçanha – Beatles Brazuca;

23h – Palco principal Praia do Forte – Os Cara Velhos;

23h – Tenda da Praia do Forte – Carlos Penza

Dia 12 – Sábado

16h – Palco principal Praia Forte – Máfia 66;

18h – Boulevard Canal – Banda Usina Blues;

21h – Av Nilo Peçanha – Banda Status;

22h – Homenagem na Tenda dos Tubarões;

22h30m – Apresentação primeiros-socorros (CCR);

23h – Palco principal Praia do Forte – Faixa Etária;

23h – Tenda Praia do Forte – Usina Blues


Dia 13 - Domingo

16h – Av Nilo Peçanha – Dr. Law;

20h – Palco principal Praia do Forte – Banda Sanctuarium;

20h – Tenda na Praia do Forte – Quinteto Blues

Praia do Forte é palco do Bikerfest Cabo Frio a partir desta quinta-feira

O clima de rock n’roll, os roncos dos motores, aventura e liberdade de volta ao cartão postal da cidade.

Imagina o cenário: a Praia do Forte, uma das mais bonitas do litoral brasileiro com a nova orla totalmente revitalizada, tendo o Forte São Matheus de um lado e as dunas do outro, o ronco dos motores das motocicletas e o som das guitarras, com o melhor do rock n’roll. E nesse contexto acontece a 19ª edição do “Tubarões Bikerfest - Encontro de Motociclistas”, durante quatro dias, de 10 a 13 de julho.

Organizado pelo Moto Clube Tubarões, com total apoio da Prefeitura de Cabo Frio, por meio das secretarias municipais de Eventos e de Turismo e a COMSERCAF, o evento, um dos mais tradicionais do país, retorna à Praia do Forte a pedido dos motociclistas. O prefeito Alair Corrêa atendeu ao pedido por ter um carinho especial pelo evento. 

- Os motociclistas vão encontrar uma cidade arrumada, limpa, uma nova orla e um povo hospitaleiro. Com certeza depois vão voltar com a família. – afirmou o prefeito. 

O presidente do motoclube em Cabo Frio, Augusto Aquino, disse que a volta do Bikerfest para a Praia do Forte era um sonho dos motociclistas:

- Poucos locais no mundo têm o privilégio de realizar um evento para os motociclistas com conforto junto a um cenário tão exuberante como esse. Vamos abrir vias especiais para o transito de motocicletas, que poderão ficar estacionadas com toda segurança. Será um evento grandiosos, – disse Aquino. 

O Bikerfest 2014 terá uma mega estrutura com 30 tendas para venda de produtos em couro e assessórios para motocicletas, além das representações das montadoras de motocicletas e uma ampla praça de alimentação.

O secretário municipal de Eventos, Édson Leonardes, que também é motociclista, promete outras novidades.

- A cidade toda estará envolvida no clima do motociclismo e do rock and roll. Os restaurantes vão participar e teremos atrações para os motociclistas no Boulevard Canal, na Avenida Nilo Peçanha e nos quiosques. Será um evento inesquecível, – garantiu Leonardes.

No sábado (12), um grupo de paramédicos da CCR Ponte, fará uma demonstração de atendimentos de primeiros-socorros.

Presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio (TurisRio), Jorge Maruche, ressaltou a importância dos encontros de motociclistas para o turismo regional.

- Incremento da atividade turística, geração de empregos e aumento da renda dos municípios são alguns dos benefícios trazidos pelos encontros de motociclistas. A programação diversificada, que tradicionalmente faz parte desses eventos, faz com que haja um aumento significativo do fluxo de turistas para essas cidades, provocando, muitas vezes, o deslocamento de moradores da capital para o interior do Estado – declarou Maruche.

Na noite de sábado, o presidente da Associação dos Motociclistas do Estado do Rio (Amo-RJ), Aloísio Braz, vai prestar homenagens ao prefeito Alair Corrêa e ao presidente dos Tubarões, Augusto Aquino. Eles vão receber a Moção “Referência Estadual de Motociclismo”.

- Será o agradecimento ao prefeito por ter apoiado os primeiros passos do evento e de devolvê-lo à Praia do Forte. E ao Augusto Aquino por manter o Bikerfest por 19 anos na cidade, fato inédito no nosso estado e no Brasil – elogiou Braz.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Cabo Frio, AMO-RJ, Grupo CCR e TurisRio.


OUTDOOR PROIBIDO

OUTDOOR

PROIBIDO

É vedada propaganda eleitoral mediante outdoors, equiparando-se a estes cartazes luminosos (front-light), cartazes (tri-show), painéis com imagens (mídia board), placas que excedam 4m² ou assemelhados. (Art. 39, § 8º, da Lei nº 9.504/97).
Fonte;TRE-DF


segunda-feira, 7 de julho de 2014

Cadastramento para o “Minha Casa Minha Vida” começa em janeiro de 2015

Interessados deverão procurar o CRAS do seu bairro

O Prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, anunciou na terça-feira (1/7) a assinatura do convênio entre o município e o Governo Federal, que firma a adesão ao Programa Minha Casa Minha Vida, por intermédio do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica Federal.

À Secretaria Municipal de Assistência Social de Cabo Frio caberá fazer a seleção das famílias que serão beneficiadas com o programa, de acordo com os critérios estabelecidos. O cadastramento começará a ser feito em janeiro de 2015, quando as pessoas interessadas deverão procurar os CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, do seu bairro.

Os interessados em se cadastrar deverão atender os seguintes critérios: estar inscrito no CadÚnico – Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; não ser proprietário de bens e imóveis; residir no município de Cabo Frio há pelo menos cinco anos; ter renda compatível; e não ter sido beneficiado por programa habitacional do município.

Segundo o acordo firmado, serão investidos R$ 125 milhões na construção de 1.800 casas para o nível 1, destinadas às pessoas que tem renda familiar de até três salários mínimos.

Prefeitura de Cabo Frio decreta ponto facultativo nesta terça-feira

Expediente será encerrado ao meio-dia, por conta da semifinal da Copa do Mundo entre Brasil x Alemanha. Funcionamento dos serviços e atividades essenciais estão mantidos

A Prefeitura de Cabo Frio informa que observará o ponto facultativo em todos os órgãos públicos municipais nesta terça-feira (8/7), a partir do meio-dia. A medida se justifica em razão da partida da Seleção Brasileira de Futebol contra a Alemanha, válida pela semifinal da Copa do Mundo. 

Ficam garantidos, no entanto, o funcionamento dos serviços e atividades essenciais, tais como atendimento médico de urgência nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), limpeza urbana, bem como atividades de responsabilidade da Secretaria Municipal de Ordem Pública referentes à Guarda Municipal, à Guarda Marítima e Ambiental e à Defesa Civil, os quais funcionarão em regime de plantões e prontidão. O objetivo é assegurar a continuidade dos serviços essenciais à população, garantindo sua segurança, conforto e bem-estar.

As atividades regulares dos demais departamentos da Prefeitura retornam ao horário normal de funcionamento na quarta-feira, dia 9 de julho de 2014.

Associação Comunitária do Bairro Jardim Esperança

Associação Comunitária do Bairro Jardim Esperança em parceria com a Fundação Leão XIII do Governo Estadual realizará nesta quarta-feira dia 09/07/2014 o projeto Resgatando Cidadania. Isenção na retirada da 2ª via de documentos.
Vocês não podem perder!
A partir das 9 horas até às 13 horas na Praça do Hospital , no Jardim Esperança


quinta-feira, 3 de julho de 2014

Prefeitura de Cabo Frio decreta ponto facultativo nesta sexta-feira

Expediente será encerrado ao meio-dia, por conta do jogo entre Brasil x Colômbia. Funcionamento dos serviços e atividades essenciais estão mantidos

A Prefeitura de Cabo Frio informa que observará o ponto facultativo em todos os órgãos públicos municipais no dia 4 de julho (sexta-feira), a partir do meio-dia. A medida se justifica em razão da partida da Seleção Brasileira de Futebol contra a Colômbia, válida pelas quartas de final da Copa do Mundo. 

Ficam garantidos, no entanto, o funcionamento dos serviços e atividades essenciais, tais como atendimento médico de urgência nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), limpeza urbana, bem como atividades de responsabilidade da Secretaria Municipal de Ordem Pública referentes à Guarda Municipal, à Guarda Marítima e Ambiental e à Defesa Civil, os quais funcionarão em regime de plantões e prontidão. O objetivo é assegurar a continuidade dos serviços essenciais à população, garantindo sua segurança, conforto e bem-estar. 

As atividades regulares dos demais departamentos da Prefeitura retornam ao horário normal de funcionamento na segunda- feira, dia 7 de julho de 2014.

Festival do Camarão é atração em Cabo Frio a partir desta quinta-feira

Sabores, criatividade, música, artesanato e bom preço na Praia do Siqueira.
67 diferentes pratos à base de camarão serão comercializados.

A décima edição do tradicional Festival do Camarão de Cabo Frio começa nesta quinta-feira (3/7), a partir da 18h, com música de boa qualidade, muito artesanato e, claro, a gastronomia.

Até domingo (6/7), o tradicional bairro da Praia do Siqueira estará movimentado por conta do evento realizado pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio das secretarias de Eventos e de Turismo e que terá 34 barracas, cada uma com a opção de apresentar até três pratos diferentes, totalizando 67 alternativas, oferecidas nas mais diferentes formas e sabores, que vão dos petiscos como os pastéis, croquetes, risoles, bolinho de aipim, empanados e o tradicional e delicioso alho e óleo, até as receitas mais sofisticadas e criativas, agradando a todos os paladares. 10 toneladas de camarão serão utilizadas para as receitas. Cada prato vai custar R$ 15.

Para animar ainda mais o Festival, além da gastronomia, a estrutura do evento conta também com barracas de doces e exposição de 31 barracas de artesanato – Casa Artesanal, SEMEI, CRAS, DAPEDE, Amigas da Mama de Cabo Frio e Feira do Canal -, além de dois palcos para shows musicais e estrutura coberta para a área de alimentação com vista para a lagoa e o por do sol mais bonito de Cabo Frio.

Na quinta e na sexta-feira, dias 3 e 4, o festival terá início às 18h; já no sábado (5/7) e no domingo (6/7), o evento começa ao meio-dia de sábado e domingo. Ainda no sábado e no domingo, ao por do sol, acontecerá 

uma belíssima apresentação de sax com Kakadio.

Aproximadamente 500 pessoas da comunidade estarão envolvidas na realização do evento que tem toda a sua estrutura montada pela COMSERCAF.

De todos os festivais gastronômicos de Cabo Frio, o Festival do Camarão é o que atrai o maior público para a região da Costa do Sol.

- É um evento que acontece no período de baixa temporada e realizado pela comunidade pesqueira da nossa cidade, prestigiando as famílias dos pescadores locais, que preparam pratos tradicionais e outros pratos que chegam a ter grande concorrência com restaurantes especializados. O Festival destaca a gastronomia local e é mais um atrativo para os visitantes que estejam na região. Além disso, atrai novos turistas neste período – destaca o superintendente da secretaria de Turismo de Cabo Frio, Milton Roberto.

Programação de Shows: 

3/7 – Quinta-feira

21h às 00h – Allan & Alex

22h às 00h - Gizelle & Banda 


4/7 – Sexta-feira

21h às 00h - Wallace & Banda

22h às 00h - Gutierrez & Banda


5/7 – Sábado

13h às 00h - Banda Armasamba e Banda IBS7

17h – Sax com Kakadio

21h às 00h - Banda Oziris

22h às 00h - Banda Korda Solta


6/7 – Domingo

13h às 00h - Grupo Batuquiando e Jean Bessa & Banda

17h às 00h - Sax com Kakadio

21h às 00h - Jeró & Banda

22h às 00h - Banda Contraste



Cartas do Tony

LUZ NA ESTRADA

Vínhamos, eu e minha esposa, voltando do Sana. No conforto de nosso carro, vidros fechados, ar e som ligados, lá fora, sibilando em nossos pneus, asfalto lavado da chuva forte que tinha caído, conversávamos sobre a magnífica noite no meio de muitos amigos, queijos e vinhos no frio aconchegante da serra de Macaé. Numa curva mais adiante, o susto: um grupo de pessoas acenava freneticamente pedindo que parássemos. Num relance pude contar umas seis pessoas, duas apoiando um senhor que parecia ferido ou acometido de grande dor, prestes já a avançar sobre a estrada. O que me fez tirar o pé do acelerador foi a criança no. Sim, havia uma criança no meio do grupo e foi ela a razão de pararmos uns duzentos metros adiante e manobrar para voltar. Minha mulher, que já sofrera dois assaltos no Rio, estava muito nervosa. Eu também me sentia inseguro; desarmado, sozinhos no meio do negrume da BR, meia noite e meia e um grupo de pessoas que bem podia ser uma quadrilha à espera de incautos e caridosos motoristas que perderiam suas carteiras, automóveis ou até suas vidas em ardil tão bem colocado... mas havia a criança. No relance em que meu farol iluminou seu rostinho, deu para entender sua súplica. “Pare. Pelo amor de Deus, ajude-nos!”. Fiz meia-volta. Era inevitável. Rapidamente, minha esposa concordara que tínhamos que nos arriscar a ser assaltados para não deixar de prestar ajuda a quem realmente precisava. Em segundos, fomos inteirados da situação: Seu Manoel, o jovem senhor de quarenta e poucos anos, vivia com a família em um sítio a uns dois quilômetros da estrada e tinha sido acometido por violenta crise renal, talvez Em nosso carro entraram o doente, sua esposa e seu genro e partimos à toda a velocidade para o hospital no centro de Macaé. Pelo caminho, até para animar um pouco o doente, começamos a conversar. Soubemos que viviam lá no sítio, seu Manoel, Dona Marta, a filha casada, cujo marido estava conosco, mais a netinha, filha desse casal e a outra filha solteira que, com o namorado, tinha ficado na estrada. Informando-nos mais sobre a tal netinha de seu Manoel, soubemos que tinha dois anos e que correspondia exatamente à minha descrição, inclusive quanto à roupa que trajava; um vestidinho branco sob um casaquinho azul claro. Só após termos preenchido a ficha de seu Manoel no hospital e nos assegurado de seu atendimento emergencial é que tomamos conhecimento da parte mais surpreendente de nossa aventura: a netinha do doente aquela de dois aninhos, casaquinho azul, única razão para que parássemos na BR, contrariando nosso medo de assalto, NÃO ESTAVA LÁ. Ela tinha permanecido com uma vizinha no sítio, já que chovia torrencialmente quando eles resolveram levar o seu Manoel para a estrada para tentar transporte para o hospital mais próximo. Não sei como a maioria de meus senhores vai aceitar essa narrativa como verídica. Também, não escrevo para nenhuma maioria, mas sim para uma minoria que, como eu mesmo, é suscetível a essas coisas mais transcedentais e inexplicáveis. A essas pessoas, a esses amigos, sei que posso abrir meu coração sem medo de escárnio ou zombaria. Esses meus amigos também teriam parado para ajudar àquele homem por quem aquela menininha no meio da noite escura da estrada, pedia. Fiquei pensando... Que dom maravilhoso seria aquele que nos tinha feito enxergar alguém que não existia, pelo menos ali, àquela hora? Seria a tal menininha uma santa? Uma fada? Alguém com poderes mágicos inexplicáveis? Enquanto voltávamos para casa, felizes com ter feito o que fizemos, vencido nosso medo das maldades do mundo, levei como de costume a mão para tocar em agradecimento, o crucifixo do tercinho que foi presente da uma querida amiga e que levo sempre pendurado ao meu espelho retrovisor. Foi quando vi a verdade: as contas azuis do crucifixo de meu terço e a forma da Cruz. Aquela imagem, colorida e desfocada, sobreposta na calçada e no muro além, me dera, de novo, a impressão de haver ali uma menininha, trajando um surrado casaquinho azul pedindo que parássemos, que prestássemos ajuda. 
Que coisas incríveis Deus faz!
Tony Fonseca