Centro de Saúde Oswaldo Cruz passa por reformulação e apresenta melhorias
Sala do Bebê e fisioterapia para gestantes são algumas novidades implantadas no posto
Os primeiros seis meses de funcionamento do Centro de Saúde Oswaldo Cruz sob nova gestão foi marcado por uma grande reformulação da unidade. O espaço do posto foi reorganizado: algumas salas que estavam sendo usadas como depósito foram limpas e passaram a ser utilizadas como consultórios; a sala de marcação dos exames que são realizados no posto passou a ser na frente, com acesso direto aos usuários. De acordo com a Dra. Gabriela Magalhães, diretora da unidade, com essas mudanças, o posto passou a contar com treze, ao invés dos dez consultórios que funcionavam anteriormente.
- Otimizamos o espaço e dessa forma conseguimos deixar o posto com o funcionamento mais eficiente. Além disso, também criamos a sala de coleta de exame, que antes funcionava junto com o Teste do Pezinho, o que já havia sido proibido pela Vigilância Sanitária. Nessa mesma sala, após o horário da coleta, os pacientes podem pegar os resultados dos exames realizados no posto, explicou a diretora.
Uma grande novidade implantada no Posto do Braga é a “Sala do Bebê”. O espaço foi montado com o objetivo de ter em um só local diversos serviços direcionados ao bebê e à mamãe. É nessa sala que os fisioterapeutas realizam o trabalho de estimulação dos bebês que vieram do CTI, que nasceram prematuros, ou que tiveram algum déficit evolutivo. É também na Sala do Bebê que as mamães recebem orientação sobre amamentação enquanto aguardam a consulta de revisão do parto.
- Nós montamos essa sala com muito carinho para que as mamães e os bebês tenham um espaço onde se sintam acolhidos. É um local reservado, o que evita também uma contaminação, já que são bebês recém-nascidos, ressaltou a doutora.
A sala de vacinação conta agora com dois técnicos para atender adultos e crianças. O Centro de Saúde Oswaldo Cruz é referência em vacinação no município, onde são aplicadas cerca de 2.200 doses mensalmente. Em época de campanhas nacionais de vacinação, esse número chega a atingir 4.000 doses mensais.
O setor de ultrassonografia também recebeu melhorias. A unidade conta agora com a sonda de ultrassom transvaginal, podendo, enfim, atender uma série de pedidos de exames que não podiam ser feitos pela falta deste equipamento.
Outra novidade que chega ao Posto do Braga é a fisioterapia para gestantes. Trabalhando com pilates e RPG, a fisioterapeuta auxilia as gestantes que tem problemas estruturais devido ao peso da barriga, corrigindo a postura e melhorando a qualidade de vida das gestantes.
Em números, o Centro de Saúde Oswaldo Cruz também tem boas notícias: em junho, foram contratados cinco técnicos de enfermagem, além de cinco médicos ginecologistas, o que resulta em 600 atendimentos a mais todos os meses.
Segundo a Dra Gabriela Magalhães, um ponto importante a se destacar é o cumprimento da Primeira Semana de Saúde Integral que agora está sendo executada dentro dos padrões. Este é um período muito importante para a saúde do bebê e da mamãe, que devem ser acolhidos em uma unidade de saúde para checagem dos cuidados iniciais que são: a revisão do bebê e da mulher, a imunização da criança com as vacinas BCG e Hepatite B, além do teste do pezinho.
- A primeira semana é um momento especial e de maior vulnerabilidade na vida do bebê e da mãe. Então estamos priorizando o atendimento dessas pacientes para que nesse período, todos esses procedimentos já tenham sido realizados. Aqui no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, ficamos responsáveis pelas consultas de revisão e pelo Teste do Pezinho, que agora sim, estão sendo feitos na primeira semana de vida do bebê, assegurou a doutora.
Texto: Glória Passos / Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário