Curso de capacitação em Acolhimento com Classificação de Risco para todos os enfermeiros que trabalham na UPA Cabo Frio I e UPA II Tamoios.
A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, através da coordenação de Enfermagem, realizou um curso de capacitação em Acolhimento com Classificação de Risco para todos os enfermeiros que trabalham na UPA Cabo Frio I e UPA II Tamoios. O curso aconteceu na sexta-feira, dia 12, no Pólo de Hidratação da Dengue, na UPA Cabo Frio I. A proposta do acolhimento e avaliação com Classificação de Risco consiste em ouvir o usuário que busca o serviço de emergência, eliminando as filas e organizando o atendimento com base em riscos priorizados.
A coordenadora de enfermagem da secretaria Municipal de Saúde, Izilda Amaro, responsável pelo curso, disse que várias capacitações estão programadas na tentativa de oferecer aos profissionais de saúde do município um melhor preparo para o atendimento à população.
- É uma necessidade que o profissional tem em ter um treinamento adequado para receber o paciente quando esse chega a Unidade de Saúde. Temos que ter em mente que a emergência não existe agendamento, e a ordem de chegada, dependendo da gravidade de cada caso, deve ser revista por profissionais capacitados, destacou Izilda.
O Acolhimento com Classificação de Risco já é um mecanismo usado mundialmente. Em Cabo Frio, as UPAS já adotam esse sistema. A partir da consulta de Enfermagem, o profissional capacitado e com base em um protocolo, avalia o usuário e faz uma classificação de risco, priorizando o atendimento às pessoas com maior risco, ou seja, os casos mais graves.
Em agosto, os mesmos enfermeiros passarão por nova capacitação teórica e prática do mesmo tema, nos dias 14 e 15, das 09 às 17 horas, no Auditório da Universidade Veiga de Almeida e na UPA I (treinamento prático), coordenado pela Equipe da Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.
Texto: Alexandra Oliveira / Assessoria de Imprensa Secretaria Municipal de Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário